ATÉ O AR-CONDICIONADO PODE TRINCAR O PARABRISA
Parabrisa trincado tira o sono de qualquer motorista. E, pasmem, até o aparentemente inofensivo ar-condicionado pode ser um vilão. Isso ocorre porque às vezes o carro fica muito tempo sob o sol e depois o motorista liga o equipamento no nível máximo. Com o tempo, isso pode provocar rachaduras, devido à mudança de temperatura.
E quando o problema aparece, pensa-se logo em trocar o vidro danificado. No entanto, em alguns casos, o parabrisa pode ser reparado, dependendo do problema.
Quando se deparar com o vidro trincado, proteja o local colando uma fita crepe, pois ajudará a manter o local limpo e sem umidade, evitando que a rachadura aumente de tamanho.

Além disso, para que seja possível a reparação, a área danificada não pode ter sido contaminada por impurezas. Depois, leve o carro para uma oficina de confiança o quanto antes.
A recuperação deve ser feita apenas na parte externa do parabrisa, que tem o vidro laminado. E só é recomendado o reparo se a trinca não estiver no campo visual do motorista e nem for superior a 10cm de diâmetro.
Para evitar esse tipo de dano, dirigir com cuidado evitando buracos e não bater portas ajuda a manter a vida útil do parabrisa.
Também é indicado trocar as palhetas do limpador pelo menos uma vez por ano, pois a ação do sol e da chuva em um material de borracha provoca o ressecamento e posteriormente o risco no vidro. Em caso de troca, é importante usar sempre vidros e películas protetores originais.
Fonte: Pit Stop do Jornal A Gazeta por Fabricio Marvila - 10/01/2009